segunda-feira, 26 de março de 2012

DEUS SINTO TANTA DOR QUE NEM ESPERANÇA CONSIGO MAIS TER!!!!!

MEU FILHO,TENHO PASSADO DIAS MUITO DIFICIEIS E AS VEZES SINTO QUE NÃO VOU SUPORTAR TANTA DOR,MINHA ROTINA DE VIDA É POUCA COISA JA QUE NÃO TENHO MAIS MEU FILHO E NEM MINHA MÃE.
AS SEMANAS SE PASSAM E ME PREPARO PARA OS CULTOS DO SABADO ONDE BUSCO ALIVIO PARA MINHA ALMA GEMENTE,MAIS EM ALGUNS MOMENTOS SINTO UMA SOLIDÃO TÃO GRANDE NESTA TERRA QUE MESMO NA CASA DE DEUS MEU CORAÇÃO AFLITO NÃO CONSEGUE TER ENTENDIMENTO NA PALAVRA E LOGO VEM OS PENSAMENTOS SERÁ QUE DEUS ESQUECEU DE MIM E FOI ASSIM QUE ACONTECEU NO SABADO MAIS UMA VEZ FUI SURPREENDIDA COM A PALAVRA DA VIUVA QUE PERDE SEU UNICO FILHO E VARIAS VEZES SE REPETIA IMAGINA UMA MÃE VENDO SEU UNICO FILHO MORTO E A PREGAÇÃO SEGUIU ESTA LINHA E MEUS PENSAMENTOS SÓ VIA O TIAGO NAQUELE MESMO LUGAR DENTRO DE UM CAIXÃO E NUNCA MAIS PUDE TOCAR NELE,SERÁ QUE O PREGADOR IMAGINA COMO É NUNCA MAIS VER UM FILHO E TODOS OS SONHOS QUE SE TEM NESTA VIDA SE RESUMIR NA MORTE!!!!!
MAIS SOU UMA SIMPLES PECADORA SEM ENTENDER ESTA CAMINHADA DE DOR E AS VEZES ATÉ A FALTA DE ESPERANÇA QUE A MORTE DEIXA NA NOSSA ALMA.
VIM PARA CASA COMO SE TIVESSE ARRANCADO DE MIM A MINHA ULTIMA CHANSE DE VIDA E PARA MEUS QUARTO ME FECHEI DE TUDO ATÉ MESMO DA VIDA,DORMI ATÉ SEGUNDA PELA MANHÃ SEM ENTENDER COMO HAVIA SE PASSADO O DOMINGO E EU NEM PERCEBESSE.
ACORDEI COM O CHAMADO DA DOLEZIA E PERGUNTEI O QUE ELA FAZIA NA MINHA CASA NO DOMINGO FOI ENTÃO QUE ENTENDI QUE JA ERA SEGUNDA-FEIRA,CONVERSAMOS UM POUCO E DISSE A ELA PENSEI QUE EU TIVESSE PARTIDO ELA ASSUSTADA DISSE NÃO FALA ASSIM E SENTI NELA UM TREMENDO AMOR PELA MINHA VIDA,MAIS A TODOS MEUS AMIGOS,FAMILIARES QUE TANTO AMO MESMO NOS DIAS PIORES QUE JA TIVE QUE ENFRENTAR NUNCA ME PASSOU PELA CABEÇA TIRAR MINHA VIDA,MAIS NÃO POSSO PROMETER QUE ELA NÃO SE ACABAR PELA MINHA TRISTEZA DE ALMA QUE SINTO.
MEUS DIAS TEM SIDO SEM SOL,CADA VEZ MAIS SINTO QUE JA NÃO FAÇO PARTE DE MAIS NADA DESTE MUNDO E LOGO SEI QUE ALGO VAI ACONTECER COMIGO PEÇO A DEUS QUE ME ENSINE A SUPORTAR ESTA DOR OU ME LEVE LOGO EM NOME DE JESUS!!!!!
MÃE HA MÃE QUANTA FALTA SINTO DA SENHORA COM OS TEUS OLHOS DE AMOR FAZIA COM QUE EU SENTISSE QUE TERIA QUE FICAR AQUI E TE CUIDAR,MAIS AGORA TODO MUNDO CADA UM JA SABE SE CUIDAR E EU QUERO ESTAR JUNTO DE VCS ESTOU MUITO CANSADA ACHO QUE ESTOU NO CHÃO E NÃO SEI DE QUE FORMA DEUS VAI FAZER PARA EU LEVANTAR.
A IRMÃ SUZANA ARRANJOU DUAS CRIANÇAS PARA CUIDAR E ASSIM ESTA SE SENTINDO UTIEL E FELIZ DE VER A ALEGRIA DESTAS CRIANÇAS QUE ANTES NÃO TINHAM NADA AGORA TEM OS CUIDADOS DELA E ELA OS DELES.
AS CRIANÇAS NEM IMAGINAM A TROCA DE ENERGIA QUE ALI ELA ENCONTROU,ASSIM ACREDITO QUE DEUS VAI COLOCAR NO MEU CAMINHO ALGUMA COISA QUE ME FAÇA SENTIR VIVA E CAMINHAR ATÉ CHEGAR O GRANDE DIA EM QUE VOU VIVER UMA ETERNIDADE COM MEU FILHO E MINHA MÃE AO LADO DO SENHOR E ETERNAMENTE NUNCA MAIS FICAR ASSIM COMO ESTOU COM OS OLHOS FECHADOS DE TANTO CHORAR ESTA DOR DA MORTE,POIS LA NÃO MAIS EXISTIRA.
FILHO NÃO SEI O QUE VAI SER DE MIM,MAIS O SENHOR ESTA NO CONTROLE SE PERMITIU TODOS ESTES ACONTECIMENTOS COISAS BOAS ELE COM CERTEZA TERÁ PARA MIM.
CONTINUAREI BUSCANDO A PRESENÇA DE DEUS,SE AS VEZES NÃO IR NA IGREJA BUSCAREI NA BIBLIA E TENHO CERTEZA QUE EM NOME DE JESUS O SENHOR VAI FALAR COMIGO E EU VOU ESPERAR1!!!!

2 comentários:

  1. Oi,meu nome é Liliane,encontrei seu blog por acaso,perdi minha única filha há 8 meses com 54 dias.não existe dor pior do que enterrar um filho,pq enterramos também nosso futuro.Tenho esperança como vc no reencontro,mas isso é certeza que um dia nós também iremos,mas enquanto isso temos que valorizar quem está aqui,pois quando nós formos,iremos para nossos filhos que estão no Céu mas ficaremos por um tempo sem as pessoas que hoje estão do nosso lado no seu caso seus netos e familiares.Com certeza vc deveria fazer como a Irma Suzana,mas não esperar que Deus coloque algo para vc,vá atrás,procure algo que vc gostava de fazer antes da perda de seu filho,lembre o que te dava prazer e alegria e faça!Por você e por ele que com certeza se sentirá melhor ao ver a mãe bem!Força amiga!

    ResponderExcluir
  2. oi liliane sinto muito pela tua filhinha e não preciso te dizer o que esta dor faz com os nossos sonhos e projetos.
    Agradeço as palavras de animo que colocou em eu buscar viver com mais alegria e ser aquela mulher forte que meu filho conheceu,não tinha medo de enfrentar as dificuldades e estava sempre disposta a recomeçar os meus fracaços.
    o tempo passa e me sinto cada vez mais distante deste mundo,mesmo tendo meus amores que são meus netos,familiares e amigos,mais a saudades e a falta que sinto do meu filho é tão grande que só Deus para me dar forças para suportar e seguir meu caminho,quanto o que colocou para mim em buscar algo que ele gostava e eu quanto juntos estavamos começei a fazer e acho estou começando ter uma esperança maior e tambem a certeza da volta de jesus que cada dia esta mais proximo e então havera uma eternidade nos esperando e separar nunca mais.
    fiquei muito feliz em saber que alguem se interessou em ler tanto desabafo e espero poder de ajudar sempre que de mim precisar,força amiga!!!!!

    ResponderExcluir